Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mensagem do Graal

Em cada povo, em cada ser humano, tem de existir, primeiro, a base para a receção dos elevados reconhecimentos de Deus, que se encontram na doutrina de Cristo

Mensagem do Graal

Em cada povo, em cada ser humano, tem de existir, primeiro, a base para a receção dos elevados reconhecimentos de Deus, que se encontram na doutrina de Cristo

Matéria grosseira, matéria fina, irradiações, espaço e tempo

Novembro 01, 2015

Muitas perguntas vieram sobre o conceito das minhas expressões matéria grosseira e matéria fina. A matéria grosseira é tudo aquilo que o ser humano pode ver com seus olhos terrenos, o que terrenalmente sente e ouve. A isso pertence também aquilo que vê por intermédio de recursos terrenos e que ainda verá por futuras invenções. Como, por exemplo, tudo quanto é visto pelo microscópio. A matéria grosseira é apenas uma determinada espécie da matéria.

O grande domínio de toda a matéria, no entanto, abrange várias espécies que são totalmente diferentes entre si desde a base, razão por que jamais se misturam entre si.

As diferentes espécies da matéria encontram-se bem em baixo, no fundo ou fim da Criação. Novamente, como em toda a Criação, começando por cima com a espécie mais leve e terminando em direção para baixo, com a mais pesada e mais densa. Todas essas espécies da matéria servem, unicamente, como recursos para o desenvolvimento de todo o espiritual que ali entra como semente em fértil campo de cultivo; exatamente como um grão de semente necessita da terra para a germinação e o crescimento.

A própria matéria, nas diversas camadas, é por si só inativa, desamparada. Só quando é traspassada e ligada pelo enteal, que se acha acima dela, recebe calor e vida, servindo de invólucros ou corpos das mais diversas formas e espécies.

Conforme já disse, as diferentes espécies da matéria não se deixam misturar, mas sim ligar e entretecer multiplamente pelo enteal. Nesse ligar e entretecer originam-se, pois, calorias e irradiações. Cada uma das espécies da matéria gera com isso sua própria e determinada irradiação, que se mistura com as irradiações das outras espécies a que está ligada, resultando, conjuntamente, um anel de irradiações que já hoje se conhece e se denomina por Od ou também irradiação.

Assim, cada pedra, cada planta, cada animal tem sua irradiação, que pode ser observada e que varia completamente segundo o estado do corpo, isto é, do invólucro ou forma. Por isso podem ser observadas perturbações no anel de irradiações e reconhecidos assim focos de doenças do invólucro.

O anel de irradiações dá, por conseguinte, a cada forma um âmbito especial, que constitui uma proteção na defesa, e ao mesmo tempo, porém, uma ponte para o âmbito mais afastado.

Alcança, além disso, ainda a parte interna, a fim de coparticipar do desenvolvimento do núcleo enteal, no sentido mais grosseiro, pois na realidade juntam-se ainda muitas coisas para a verdadeira atuação na Criação, as quais somente posso desenrolar mui vagarosamente, passo por passo, para facilitar, aos que procuram seriamente, a penetração nas leis da Criação.

Sem ser perpassada pelo enteal, a matéria nada é. O que agora observávamos, porém, era apenas a ligação do enteal com as diversas espécies de matéria. E isso, por sua vez, só então proporciona o campo de cultivo para o espírito! O enteal ata, liga e vivifica o que é material; o espírito, porém, domina a matéria com o enteal. Assim que o espírito, portanto, o que é espiritual, mergulha na ligação vivificada pelo enteal para o seu desenvolvimento, essa lhe fica subordinada sem mais nem menos, conforme a natureza da coisa, portanto, inclusive o enteal.

O domínio é assim entregue ao espiritual, do modo mais natural. Triste, se ele o utiliza mal ou erradamente! O verdadeiro recurso do espírito, para seu desenvolvimento na Criação, é, pois, proporcionado pelas irradiações de que acabamos de falar. O solo para o desenvolvimento do espírito já é antes de seu mergulho preparado cuidadosamente pelo enteal. Os invólucros envolvem-no automaticamente, protegendo-o, e a sua incumbência é utilizar-se direito do recurso assim outorgado, para o seu bem e ascensão, não, porém, para seu dano e queda.

Não é difícil compreender que a espécie de matéria do invólucro do espírito que está representada do modo mais vigoroso, tem de ser também decisiva para a espécie da mistura de irradiações, pois aí dominará naturalmente sempre a irradiação da espécie material mais forte existente. No entanto, o predominante aí é, por sua vez, o que tem maior influência, intrínseca e extrinsecamente.

A mistura de irradiações é, contudo, de importância muito maior do que a humanidade até agora pôde pesquisar. De sua verdadeira missão não foi pressentida nem a décima parte!

A constituição do anel de irradiações é decisiva para a força das ondas, as quais têm de receber vibrações do sistema de irradiações do Universo inteiro. O ouvinte e leitor não passe aqui superficialmente sobre isso; pelo contrário, aprofunde-se nesse pensamento e assim verá diante de si, bem subitamente, todos os fios dos nervos na Criação, os quais deverá aprender a tocar e utilizar.

Deve imaginar a força primordial derramada irradiantemente sobre a obra da Criação! Perflui cada parte e cada espécie. E cada parte e cada espécie transmiti-la-á modificada de modo irradiante. A constituição diversa das partes da Criação produz assim modificação na irradiação primordial, que modifica igualmente a cor dessa irradiação.

[…]

Ao ouvinte e ao leitor certamente acontecerá assim como a uma criatura a quem eu mostre, primeiramente, um esqueleto humano e em seguida coloque ao lado dele um ser humano vivo, na plenitude de sua força e atividade. Se ela não tivesse ainda qualquer ideia do ser humano, não reconheceria na pessoa viva o esqueleto, talvez até dissesse que um nem tem conexão com o outro, ou ainda, que não é a mesma coisa.

Identicamente sucederá com aqueles que em minhas explanações não me seguirem calmamente até o fim. Quem não procurar desde o início entender com sincero afinco, não poderá então compreender a Criação toda quando eu tiver chegado aos derradeiros esclarecimentos. Tem de procurar seguir nisso apenas passo a passo.

Como tive de falar em largos traços, passo agora lentamente para as coisas novas. Do contrário seria demasiadamente saltitante. Aliás, já me foi dito muitas vezes que em tudo dou somente extrato, que a uma grande maioria não se torna tão facilmente compreensível. No entanto, não posso agir de outro modo, se quiser trazer tudo aquilo que ainda tenho por falar. Do contrário, teríamos de parar na quarta parte, visto que para esclarecimentos mais amplos uma existência terrena decerto não daria. Virão outros que poderão escrever um ou mesmo mais livros de cada uma das minhas dissertações. Eu não posso agora me deter nisso.

Uma vez que a matéria fina, como eu disse, é de espécie diferente da matéria grosseira, decorre disso algo a que até aqui não fiz menção. Para não confundir, até agora me servi de expressões populares a respeito de muitas coisas, as quais devo agora ampliar. A isso pertence, por exemplo, a expressão: “Estar acima do tempo e do espaço!”

Isso referia-se sempre ao extraterrenal. Com vistas a um prosseguimento, precisamos dizer de hoje em diante: a vida na matéria fina “encontra-se acima do conceito terreno de espaço e de tempo”, pois também na matéria fina existe um conceito de espaço e tempo, porém de maneira diferente, consentânea com a matéria fina. O conceito de espaço e de tempo encontra-se até na Criação toda, mas sempre ligada à espécie determinada! A própria Criação tem seus limites; com isso um conceito de espaço também é válido para ela.

Também todas as leis básicas que perpassam uniformemente a Criação inteira, são em seus efeitos sempre influenciadas pela respetiva espécie da Criação, e subordinadas às particularidades dela! Por isso as consequências de uma determinada lei também devem apresentar-se diferentes nos diversos setores da Criação, o que tem levado a grandes equívocos, contradições, dúvidas quanto à uniformidade das leis da Criação ou da Vontade Divina, e também à crença em atos arbitrários do Criador. No fundo, porém, dependia e depende tudo apenas da ignorância dos seres humanos a respeito da própria Criação.

Sobre essas coisas só virei a falar mais minuciosamente muito mais tarde, pois hoje elas desviariam e turvariam a atenção do ouvinte e leitor. Falarei tão logo se torne necessário para compreensão progressiva. Não ficará nenhuma lacuna.

Abdruschin

                        

Excerto da Dissertação 53 “Matéria grosseira, matéria fina, irradiações, espaço e tempo” da obra “Na Luz da Verdade - Mensagem do Graal”, volume II

Mais sobre mim

foto do autor

Mensagens